Lição de casa
Recomendações do código holandês para dirigentes de
universidades e instituições científicas
Treinamento e supervisão
• Oferecer treinamento em integridade científica a pesquisadores de todos os níveis e ao pessoal técnico
• Incorporar a integridade científica às atividades educacionais
• Estimular práticas responsáveis no ambiente de pesquisa
• Garantir que jovens pesquisadores e alunos
de doutorado tenham supervisores qualificados
• Criar critérios transparentes de contratação, promoção e remuneração
Cultura de pesquisa
• Adotar boas práticas de pesquisa e agir se
elas estiverem sendo ignoradas
• Valorizar boas práticas no contexto de
diferentes disciplinas
Publicação e disseminação
• Promover acordos com órgãos de fomento
e outras instituições
para dar acesso e divulgar dados de pesquisa
• Estimular a comunicação cuidadosa e rigorosa dos resultados de pesquisa
NORMAS E PROCEDIMENTOS ÉTICOS
• Criar, quando necessário, comitês de aconselhamento sobre temas que envolvam a qualidade da pesquisa
• Divulgar no site da instituição informações sobre suas políticas, atividades, posições e interesses
• Selecionar conselheiros sobre integridade científica que possam ser consultados de forma rápida e sigilosa
• Designar um comitê ou um gestor para avaliar alegações de má conduta
• Zelar pelo respeito aos padrões de qualidade
e integridade na pesquisa
• Fazer cumprir regulamentos, códigos de
conduta e protocolos relevantes
• Estimular pesquisadores a discutir boas práticas, ajudar colegas a segui-las e informar desvios
Gerenciamento de dados
• Criar uma infraestrutura de pesquisa que
garanta o gerenciamento de dados
• Garantir que dados, códigos de software
e protocolos de pesquisas sejam guardados
permanentemente
• Armazenar material usado em pesquisas por um prazo apropriado
• Tornar acessíveis dados de pesquisa, respeitando sigilo quando necessário
• Divulgar os critérios para consulta de dados
e protocolos de pesquisa
Lição de casa
Recomendações do código holandês para dirigentes de
universidades e instituições científicas
Treinamento e supervisão
• Oferecer treinamento em integridade científica a pesquisadores de todos os níveis
e ao pessoal técnico
• Incorporar a integridade científica às atividades educacionais
• Estimular práticas responsáveis no ambiente de pesquisa
• Garantir que jovens pesquisadores e alunos de doutorado tenham supervisores
qualificados
• Criar critérios transparentes de contratação, promoção e remuneração
Cultura de pesquisa
• Adotar boas práticas de pesquisa e agir se elas estiverem sendo ignoradas
• Valorizar boas práticas no contexto de diferentes disciplinas
• Zelar pelo respeito aos padrões de qualidade e integridade na pesquisa
• Fazer cumprir regulamentos, códigos de conduta e protocolos relevantes
• Estimular pesquisadores a discutir boas práticas, ajudar colegas a segui-las
e informar desvios
Gerenciamento de dados
• Criar uma infraestrutura de pesquisa que garanta o gerenciamento de dados
• Garantir que dados, códigos de software e protocolos de pesquisas sejam
guardados permanentemente
• Armazenar material usado em pesquisas por um prazo apropriado
• Tornar acessíveis dados de pesquisa, respeitando sigilo quando necessário
• Divulgar os critérios para consulta de dados e protocolos de pesquisa
Publicação e disseminação
• Promover acordos com órgãos de fomento e outras instituições
para dar acesso e divulgar dados de pesquisa
• Estimular a comunicação cuidadosa e rigorosa dos resultados de pesquisa
NORMAS E PROCEDIMENTOS ÉTICOS
• Criar, quando necessário, comitês de aconselhamento sobre temas que envolvam
a qualidade da pesquisa
• Divulgar no site da instituição informações sobre suas políticas, atividades, posições e interesses
• Selecionar conselheiros sobre integridade científica que possam ser consultados
de forma rápida e sigilosa
• Designar um comitê ou um gestor para avaliar alegações de má conduta